O SMD transmitiu várias preocupações dos colegas, relativamente ao Regime Convencionado quanto à rede de prestadores da ADSE e no âmbito do Regime Livre.

A tabela em vigor, desde 1 de setembro do corrente ano, prejudica gravemente o beneficiário, quer clinicamente quer financeiramente. Prejudica e confunde o profissional de saúde que se orienta pela TANOMD e não sabe o que lançar nos documentos de despesa. Em suma, não satisfaz os interesses nem dos beneficiários, nem dos prestadores de serviços.

O Sindicato afirmou a sua incompreensão pelos valores tabelados pela ADSE na nova tabela, pois, por exemplo, é inacreditável que o pagamento de algumas intervenções cirúrgicas e tratamentos no domínio da Medicina Dentária sejam inferiores ou iguais aos da consulta. Também não se entende que uma consulta de Medicina Dentária (já de si uma atividade onerosa) tenha um valor inferior às demais especialidades Médicas.

O SMD também demonstrou a sua preocupação pela extrema dificuldade dos Médicos Dentistas conseguirem aderir à rede convencionada da ADSE e pela concentração de prestadores nos grandes centros urbanos e nos grandes grupos hospitalares. Nesta sequência desenvolveu-se um diálogo frutuoso e atendendo à nossa causa, a Doutora Manuela Faria garantiu expressamente diversificar a rede dos prestadores e até convidar colegas que já anteriormente tinham demonstrado interesse em integrar a rede de prestadores convencionados com a ADSE.

A direção da ADSE mostra–se disponível para ajustar alguns dos valores que nós consideramos insuficientes, mas também pretende que esta negociação seja acompanhada de uma correção de algumas práticas clínicas.

Dada a abertura da Direção da ADSE para acomodar algumas das alternativas que venham sugeridas e até proceder a algumas revalorizações de atos médicos, o colega João Neto afirmou que o SMD estava disponível para intermediar o processo. Assim, ficou determinado que em dezembro do corrente ano enviará um documento com a apresentação de sugestões de revisão relativamente à nova Tabela de Preços e às Regras de Regime Convencionado proposta pelos Médicos Dentistas.

Apelo

Sabendo nós que a ADSE é o maior subsistema de saúde em Portugal e serve de referência para todos os outros subsistemas de saúde inclusivamente para os seguros de saúde, solicitamos a vossa participação massiva, enviando os vossos contributos\sugestões, durante o mês de novembro do corrente ano, sobre a Nova Tabela de Preços e as Regras de Regime Convencionado.