A cimeira teve a participação de João Neto, presidente da Assembleia Geral do SMD, Ana Simões Silva, vice-presidente da Direção do SMD, assim como, Pedro Pinto e Alberto Machado, ambos médicos dentistas e deputados, entre muitas outras figuras do setor.

Para além dos 19 palestrantes, o evento contou com uma sessão de esclarecimento protagonizada por Pedro Rosário e João Martins, em representação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Em sessões divididas por 10 minutos, com o intuito de “dar voz a todos os colegas”, coube a João Neto as honras da abertura da primeira Odonto Summitt, organizada pelo Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD).

O presidente da Assembleia Geral do Sindicato começou por recordar o “momento muito crítico” do “Estado da Classe”. Uma classe que “cada vez mais pensa que só tem direitos”, João Neto mostra que o oposto está a tomar conta da “sociedade e do poder político, é que temos cada vez mais deveres e menos direitos”, numa situação que “nos está a levar numa espiral negativa e que é preciso reverter”, assegura.

O objetivo da Odonto Summit passa por “criar uma cultura de participação dos colegas. Felizmente vão aparecendo novas associações, novos movimentos cívicos”, indica Neto, que mostra a importância desta reunião como forma de “promover uma reunião presencial para colmatar as redes sociais” para poderem “discutir, expor, debater e concertar estratégias”.

“Estamos cada vez mais numa classe fechada. Temos que abrir a classe à sociedade. Nos diversos contactos que temos tido com o poder político, com as entidades, ninguém nos conhece, ou desconhecem todo o nosso programa. Ninguém na comunicação social quer saber dos nossos problemas”, enfatiza João Neto.

Leia na íntegra a primeira cimeira promovida pelo SMD na revista DentalPro 162.